Menu para uma ceia de natal vegetariana

Gente, o natal esta chegando! Faltam apenas dois finais de semanas, até a data tão especial. Adoro o natal, especialmente a montanha de festas, alegria, e deliciosos docinhos e pratos que são preparados nesta época do ano.

Pela primeira vez, vamos servir a ceia de natal aqui em casa. E já faz algumas semanas que estamos planejando o menu como já contei para vocês no instagram. Recebi algumas mensagens de vocês perguntando se podia compartilhar o nosso meu aqui no blog! Amei a idéia, então … aqui em baixo estou compartilhando com vocês o menu da ceia de natal que estou planejando servir para a nossa família.

Espero que gostem!

Menu para uma ceia de Natal Vegetariana (e Vegana)

Petiscos

Para começar a noite, vamos ter na mesa alguns aperitivos já prontos para o pessoal na hora que chegarem. Incluindo alguns mais tradicionais, como uma tábua de queijo e frutas secas e pães regionais com manteiga, mas também vamos ter várias opções veganas como bruschetta de tomate com manjericão do site Manga com Pimenta, e um húmus tradicional servido com um prato cheio de vegetais como tomates, cenoura, e salsão.

Saladas

A salada de couve com grãos e nozes, servida com um vinagrete de maçã é uma das nossas preferidas aqui em casa. Por tanto vai estar na mesa do natal. Provavelmente vou adicionar um pouco mais de cranberries para fazer o prato um pouco mais vermelho para combinar ainda mais com a noite.

Além da salada verde, também vamos servir uma salada de quinoa. Já que a salada acima é um pouco doce, decidimos ir com essa salada de quinoa com grão de bico, que é mais salgada.

Pratos quentes

Vai ter purê de couve-flor, além de ser um prato saboroso também é bem fácil de fazer. Adoro comer purê nessa época do ano, especialmente com um molho saboroso para colocar em cima. Você também pode optar para fazer a sua receita de purê de batata preferia.

Porque se vai ter purê, tem que ter um molho bem saboroso para colocar por cima. Esse molho de cogumelos frescos, sera perfeito e uma ótima substituição ao molho gravy tradicional norte-americana que sempre têm no natal.

A receita de batata-doce assada com canela e flocos de pimenta, aqui do blog é super saborosa. É uma outra tradicional dos jantares canadenses, e também é vegana e sem glúten.

Adoro fazer e servir tortas, essa torta de tomatinhos da Cozinha da Ibo esta maravilhosa, e com os tomates vermelhos imagino que vai ficar linda demais na mesa de natal. Também tem essa opção de torta de tomates vegana do site Menu Vegano.

E claro, já que os verdes são sempre bem-vindos acima da mesa .. também planejo fazer esse prato de vagem refolgada com cebola e alho-poró da Veganana.

Sobremesas

O merengue de morango é uma receita clássica da minha avó, todo ano no natal terminamos a noite com uma tigela dessa sobremesa absolutamente maravilhosa. As cores, vermelha e branca também são perfeitas para a ceia da noite. Também existem varias receitas de merengue vegano no mundo da internet, com chantili de leite de coco e suspiro de aquafaba.

A noite não pode acabar sem um pouco de chocolate né? Essa receita de trufa com frutas silvestres é linda, saborosa e ótima para servir no final da noite.

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: