Tigela buda de quinoa com tomate e amendoim

Existe uma magia que vem junto com o ar frio. Alguns dizem que vem da elegância nas roupas, outros do som da madeira estralando na lareira. Para mim essa magia vem com a primeira mordida de um prato quente e bem temperado. 

No outono, experimentei uma sopa africana de amendoim… Desde a primeira colher já me apaixonei pelo sabor. Estava numa feira de verduras, e conheci um casal com uma paixão enorme por sopas. Eles tinham uma barraquinha, e vendiam sopas caseiras feitas com verduras e frutas de época. Cada semana tinham uma sopa diferente para vender, todas maravilhosas. Mas para mim, a mais apetitosa foi a de Amendoim Africana. Perguntei para o casal qual era o segredo, falaram para mim que era mais de 8 diferentes temperos, tomates frescos e uma boa manteiga de amendoim.

Tigela buddah de quinoa com tomates e amendoim

Inspirada nos sabores, temperei a quinoa com ingredientes e temperos similares. Mas, numa versão bem mais simplificada… Com bem menos do que 20 temperos, mas ainda com ainda extremamente saborosa! Essa tigela Buda de quinoa temperada com tomates e amendoim é tudo de bom. Cheia de sabor e um tantinho apimentada com uma cor avermelhada e uma perfeita combinação de ingredientes frescos e quentes na hora de servir. É um prato perfeito para servir no almoço em um dia frio e também para um dia quente. 

A apresentação da tigela também é bem simples de preparar. Basta adicionar cenouras picadas, avocado, rúcula, manjericão e quebrar alguns amendoims acima. Também coloquei algumas sementes de chia para dar um tom mais escuro nos avocados. A parte mais demorada desse prato é a preparação da quinoa, que leva mais ou menos uns 45 minutos para pegar o gosto dos temperos.A receita rende o sufficiente para 4 tigelas bem grandes e fica ótima no segundo dia – guardando em um recipiente fechado na geladeira e re-aquecendo para servir.

Tigela buda de quinoa com tomate e amendoim

Resumindo então, essa tigela buda de quinoa temperada com tomates e amendoim é: 

Vegan 
Sem glúten 
Sem lactose 
Repleta de nutrientes 
Cheia de proteína 
Super gostosa 

Ah, olha que cores mais lindas. É de dar água na boca ????

Se fizer não esqueça de marcar @PequenaVegetariana e tag #pequenavegetariana para a gente curtir suas criações culinárias!

Receita de tigela de quinoa com tomates e amendoim

Tigela buda de quinoa com tomate e amendoim
 
Preparo
Cozimento
Pronto em
 
Tambem conhecida como a tigela favorita dos hippies, essa tigela buda com quinoa temperada com tomate e manteiga de amendoim é repleta de nutrientes e proteína. Complete ela com seus ingredientes favoritos - gosto de servir com rúcula, cenoura, avocado e manjericão.
Escrito por:
Tipo de prato: Pratos principais
Culinária: Vegan
Serve: 4
Ingredientes
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola vermelha, bem picada
  • 1 pimentão vermelho, bem picado
  • 2 dentes de alho, bem picados
  • 1½ xícara bem cheia de tomates bem picados
  • 2¼ xícara de caldo de legumes
  • ¾ xicara de agua
  • ⅓ xícara de quinoa
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • Sal, a gosto
  • Pimenta do reino, a gosto
  • Flocos de pimenta vermelha, a gosto
Modo de preparo
  1. Esquente o azeite em uma panela grande no fogo médio-alto. Refulge a cebola, o pimentão e o alho até os vegetais atingir uma cor dourada.
  2. Adicione os tomates e deixe cozinhar por uns 3 minutos mexendo de vez em quando.
  3. Adicione o caldo de legumes, a agua, o sal e as pimentas. Deixe cozinhar até ferver.
  4. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e adicione a quinoa. Feche a panela com a tampa, e deixe cozinhar ate que todo o liquido seja absorvido pela quinoa. Mexendo de vez em quando. (Mais ou menos uns 15-20 minutos).
  5. Desligue o forno, adicione a manteiga de amendoim e mexa bem.
  6. Sirva quente.
Dicas
Ingredientes para decorar:
Avocado
Cenoura fatiada
Pedaços de amendoim
Azeite de oliva
Sementes de chia
Rúcula

 

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: