Tigela buda com quinoa rosa e tofu caramelizado com gengibre

Ah, essa semana foi tão boa!! Primeiro porque envolveu essa tigela buda de quinoa rosada com tofu caramelizado com gengibre (que não só é LINDA + também saborosa e saudável).

Mas também porque oficialmente marcou a metade da minha licença de maternidade. Trazendo para mim dois diferente sentimentos.Primeiro um pouco de tristeza, pois mal consigo acreditar como o tempo ta passando rápido e que meu filhote já vai fazer 6 meses. UAU!!! Mas, também me fez relembrar que ainda tenho 6 meses para curtir meu neném, curtir os dias fora do escritório e também continuar a me acostumar a essa nova vida de mamãe.

Tigela buda com quinoa rosada e tofu com gengibre

Significando que: essa semana eu e o Ethan passeamos MUITO. Fomos passear em museus, saímos para fazer longas caminhadas, fomos pra “praia”, e ainda também saímos para almoçar num food truck demais de fofo.

Por meses foi o cantinho secreto meu e da minha irmã –  eles tem um menu cheio de opções vegetarianas coloridas e saborosas. Mas agora o pessoal começou a descobri-lo, então não é mais um cantinho quieto, e sim um muito animado sempre com uma fila enorrrrrmeeee! Sempre que vamos por lá peço a tigela de quinoa rosa com tofu caramelizado.

Tigela buda de quinoa cor de rosa e tofu

Gente, é bom DEMAIS. Infelizmente eles fecham nos meses do inverno, então comecei a testar umas receitas em casa para tentar copiar um dos meus pratos favoritos. E tadaaaaa, hoje estou apresentando essa minha versãozinha para vocês. 

Vamos começar falando sobre essa quinoa. É rosa gente. ROSA! Precisa-se de mais alguma coisa na vida?  Para colorir usei água de beterraba para cozinhar a quinoa. Um truque facinho! Mas têm que preparar a água na noite anterior.

Receita de tigela buda vegetariana

Já para o tofu, hmmmm. O que eu mais gosto dessa versão é que ele pegajoso, e grudento. Para conseguir essa consistência gostosa, tem que primeiro cozinhar o tofu em uma frigideira com um pouco de óleo para depois adicionar o molho de gengibre. Dai, é só deixar o molho ferver e dar um pouco do sabor ao tofu e prontinho.

Para completar, servi com um pouco de salada verde e edemames para adicionar um sabor fresco e uma cor verde.

Como fazer tigela buda com quinoa e tofu

Prontinha então essa tigela de quinoa rosa + tofu caramelizado com gengibre é:

Vegana
Sem-glútem
Saudável
Facil de preparar
Perfeita para um dia frio, ou um dia quente
Repleta de proteinas e fibras

Vamos fazer!?Não esqueça de compartilhar usando o tag #PequenaVegetariana e o nosso instagram @PequenaVegetariana ! Adoro ver suas criações culinárias.

Tigela buda com quinoa rosada

Tigela buda com quinoa rosa e tofu caramelizado com gengibre
 
Preparo
Cozimento
Pronto em
 
Receita de tigela buda com quinoa rosada e tofu caramelizado com gengibre. Um prato saboroso, leve e colorido. Para agradar todos os paladares, e nutrir com cada mordida.
Escrito por:
Tipo de prato: Pratos principais
Culinária: Vegan
Serve: 2
Ingredientes
Para a quinoa
  • ½ xícara de quinoa
  • 1½ xícara de agua de beterraba
  • Suco de ½ limão
  • Sal + Pimenta, a gosto
Para o tofu
  • ½ bloco de tofu (~150 gramas)
  • 1 colher de sopa de óleo de girassol
Para o molho
  • 1 colher de sopa de maple (ou agave)
  • ½ colher de cha de gengibre em pó
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de hoisin
Para as verduras
  • Rúcula
  • Azeite de oliva
  • Suco de 1 limão
  • Sal + pimenta, a gosto
  • ½ xícara de edemames cozidos
Modo de preparo
  1. Comecei preparando a quinoa - em uma panela com tampa, junte a quinoa e a água de beterraba. Deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 20-25 minutos.
  2. Retire do fogo, adicione o limão, o sal e a pimenta.
  3. Sirva ao lado do tofu e da salada.
    Para o tofu:
  4. Comece pressionando o tofu por 30 minutos.
  5. Em quanto isso, em uma tigela misture os ingredientes para o molho na ordem mencionada. Misture bem, e deixe na geladeira.
  6. Corte o tofu em pequenos blocos quadrados e leve a uma frigideira com óleo no fogo médio-alto. Deixe o tofu cozinhar por mais ou menos uns 10 minutos, mexendo ele de vez em quando, até atingir uma cor dourada.
  7. Misture o molho de novo, e junte ao tofu. Deixe cozinhar por mais uns 5-7 minutos, mexendo regularmente. Deixe o molho ferver, e continue mexendo até atingir uma consistência grossa e um pouco pegajosa.
  8. Sirva em uma tigela com a quinoa e a salada.
    Para as verduras:
  9. Temperei a rúcula com sal + pimenta, suco de limão e azeite.
    Cozinhei o edamame, e servi com um pouco de sal.
Dicas
Para fazer a agua de beterraba:
Na noite anterior, corte uma beterraba em varias fatias.
Junte os pedaços da beterraba em um tigela com 2½ xícaras de água.
Deixe de molho até o dia seguinte.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: