Panqueca doce com frutas e aveia

A manhã é uma maravilha com essas panquecas douradas, macias e saudáveis. Feitas com aveia, açúcar de coco, e servida com pedaços de frutas frescas.

As panquecas doces é o prato de café-da-manhã mais esperado aqui em casa. Já virou tradição, pelo menos numa manha ou de sábado, ou de domingo … meu marido me ajuda a picar as frutas frescas enquanto eu preparo panqueca doce para a família toda.

O que mais adoro nesse prato, é que o aroma se espalha pela casa toda, do quarto a sala, o aroma de baunilha se levando pelo ar. Afinal, quem não gosta do aroma de baunilha… e não sei se existe maneira melhor de começar o final de semana do que com um prato tão fofinho, leve, e saboroso.

Morangos, cozinhando com morango, receita com morango, panqueca doce com morango

Você sabia que as receitas originais da panqueca voltam a 500 anos antes de cristo? A primeira recordação da receita desse pratinho aqui vem da Grécia…. Mas claro, rapidamente com seu aroma maravilhoso, textura focinha, e sabor doce … a panqueca roubou o coração de todos. Rapidinho a receita da panqueca doce se espalhou pelo mundo inteiro, cada país adicionando um pouco da sua própria cultura ao prato.

Os Gregos a chamavam de tiganes, os Russos de blinis, os Franceses trouxeram os crêpes, e os ingleses de pancakes, e no Brasil nos as conhecemos como as panquecas doces. A palavra pancake em inglês, vem de pan + cakes … traduzindo, mais ou menos, para bolinhos de panela. Com esse sabor docinho, massa levinha, e o aroma de baunilha, acho que a escolha de palavras até que se descrevem muito bem! Com tudo isso, é difícil não se apaixonar.

Receita de panqueca doce com aveia. Panqueca doce, aveia, receita, como fazer panqueca doce, receita de panqueca doce, panqueca doce saudável, pequena vegetariana, café da manhã, receita de café da manha.

As panquecas doces são um prato típico do café-da-manhã Norte Americana…. Mesmo levando um tempinho amais de preparar (comparando com granola ou mingau) essa receita de panqueca doce com aveia e frutas frescas vale apenas os extras 10 minutinhos na cozinha.

Essa receita de panqueca doce com aveia e frutas frescas é:

Perfeita para um café-da-manhã de final de semana
Feita com ingredientes naturais e simples
Fácil de preparar
Docinha & focinha

Receita de panqueca doce com aveia. Panqueca doce, aveia, receita, como fazer panqueca doce, receita de panqueca doce, panqueca doce saudável, pequena vegetariana, café da manhã, receita de café da manha.

Receita de panqueca doce com frutas frescas e aveia

Panqueca doce com frutas e aveia
 
Preparo
Cozimento
Pronto em
 
Escrito por:
Tipo de prato: Café da manhã
Culinária: Vegetariana
Serve: 4
Ingredientes
  • ¾ xícara de farinha
  • ¼ xícara de aveia
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco
  • 1 ovo, grande
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de leite
  • Óleo ou manteiga, para a frigideira
  • Morango fresco, para servir
  • Xarope de bordo (maple) ou mel para servir
Modo de preparo
  1. unte a farinha, a aveia, o fermento, e o açúcar no copo de um liquidificador. Deixe bater em velocidade media-baixa por mais ou menos 10 segundos, ou até atingir uma mistura homogênea.
  2. Em uma tigela grande, misture o ovo e o extrato de baunilha.
  3. Adicione a mistura da farinha, aos poucos a tigela como ovo e a baunilha, revezando com a xícara de leite. Misture levemente, tomando cuidado para não mexer demais.
  4. Aqueça uma frigideira grande sob fogo médio, com um pouco de óleo ou manteiga. Isso vai garantir que na hora de cozinhar as panquecas não grudem.
  5. Adicione a massa da panqueca doce, de pouco a pouco na frigideira. Utilizando mais ou menos 3 colheres de sopa por panqueca.
  6. Deixe cozinhar, até que a panqueca comece a borbulhar (uns 2 minutos). Vire a panqueca, e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos.
  7. Sirva quente com xarope de bordo ou mel, açúcar de coco, e pedaços de morango.

 


Panqueca doce, aveia, receita, como fazer panqueca doce, receita de panqueca doce, panqueca doce saudável, pequena vegetariana, café da manhã, receita de café da manha

Estou re-compartilhando esse poste antigo com vocês, com algumas adições na receita – compartilhei com vocês essa receita pela primeira vez em 2014.. e desde lá fiz algumas mudanças e essa receita.

Hoje a tradição da nossa família mudou um pouco, agora também fazemos panquecas doces totalmente a base de plantas e veganas. Se vocês tiverem interesse, posso compartilhar a receita vegana com vocês por aqui também :) É só pedirem nos comentários.

Espero que gostem! Se fizer, compartilhe no Instagram & no Facebook.  Adoraria conectar com você, e ver suas criações culinárias.


Recursos: “Who put the devil in Deviled Eggs?” de Ann Tresitman.
Este é um livro muito legal que fala as historias de quem inventou as comidas mais famosas Norte Americanas.  Foi dele que descobri de onde veio as panquecas :) 

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: