Grão-de-bico ao curry & salada de pepino ao iogurte

E quando seu horóscopo recomenda que saia da rotina para descobrir uma nova cultura, o que faz? Acho que tem 3 opções. no. 1) Ignora, e sai para almoçar arroz e feijão. no. 2) Corre para o Aeroporto, e pega o primeiro voo para a Índia ou no.3) Vá para o mercado descubra novos temperos e traga os sabores da Índia para a casa. Desta vez fui com a opção no. 3, mais por pouco não fui com a no. 2 (pouco dinheiro quero dizer, rs).

Mas, a criatividade nunca falta, e graças a economia internacional os grão-de-bico, oléo de coco, e o tempero curry nunca faltam também. E graças ao mundo da internet e a magia da imaginação, em poucos minutos tínhamos uma playlist com musicas de Bollywood tocando para fazer o clima da Índia rolar. Você sabia que tocar musica Indiana enquanto prepara a receita  faz ela ainda mais gostosa? Ah, e talvez faça você querer dançar.

Grao de bico ao coco e curry - receitas indianas vegetarianas

E com mais algumas palavras chave no Google, vamos viajar a cultura gastronômica Indiana?

Uma das primeiras coisas a mencionar sobre a cultura gastronômica Indiana é a sua diversidade. De região a região as comidas podem serem completamente diferentes. Mas, o traço em comum que une a culinária por toda a india, é o uso de diversos temperos para criar aroma e sabor.

A maioria das refeições são compostas de uma variedade de pratos, começando com itens básicos como o arroz, pães nam, e legumes. No dia a dia, os alimentos são preparados diariamente usando só ingredientes frescos.

As vezes pode-se encontrar sentado no chão para jantar, que é costume tradicional na Índia. A maioria dos indianos levam um minuto para agradecer pela comida, não importa a religião.

E muitos indianos são vegetarianos, por tanto muito dos pratos são preparados sem carne. Mas sabores não estão de falta. (Uma outra razão para nos vegetarianos adorar as comidas Indianas :) ).

Claro, este aprendizado esta vindo só do mundo da Internet – e acho que para realmente conhecer a cultura gastronômica, e sentir a verdadeira aventura e descoberta pode levar anos de experimentação em varias regiões, na India mesmo. Mas, quem não pode sonhar?

salada de pepino - grao de bico ao curry - receita vegetariana indiana

E a cultura gastronômica Indiana não parece ser um sonho? Se alguém esta planejando ir para lá, pode me colocar na mala tá? ;)

Para quem quiser um pouco mais de Índia em sua vida, tenho um filme super legal para recomendar para vocês. Se chama “The Lunchbox” –  é uma historia linda que que se centra na comida, marmita, e a cultura Indiana.

E agora, da capital do Canada, tenho uma receita simples e rápida, com os sabores da Índia para compartilhar com vocês. A globalização tecnologia é incrível hoje em dia não acha?

Ah, e continuando com esse tema de conexão via a internet … tenho uma outra novidade super legal para contar para vocês. Uma amiga do blog chamada Ana (somos charas, hehe) fez este desenho LINDO para o blog! Amei especialmente o desenho do passarinho na arvore. Fiquei super feliz em receber seu desenho, e esta semana estou planejando a o colocar no tema do blog :)

Desenho Ana para o site pequenavegetariana

Então bora para a Índia? Oops, quero dizer para a cozinha pessoal??

Servi os grãos de bico, e a salada ao lado de uma mistura de arroz integral com quinoa e outras sementes. Mas pode servir ao lado de arroz branco também.

salada de pepino - grao de bico ao curry - receita vegetariana indiana

Grãos de bico ao coco e curry

Estas receitas de grão de bico ao coco e tempero curry, e salada de pepino ao iogurte natural são surpreendentemente fácies de fazer. Inspiradas nos aromas e temperos da Índia estas duas receitas são simples de preparar, e deliciosas para servir. Prepare estes pratos com os sons de musicas de Bollywood para uma divertida experiência culinária multi-cultural.

Receita vegetariana, vegana //  Rendimento: 2 porções // Pronto em 10 minutos

Ingredientes:
2 xícaras de grão de bico (em reserva ou cozidos)
2 colheres de sopa de oléo de coco
1 colher de sopa de tempero curry
Sal ( do Hymalia, se pode encontrar)
Pimenta do reino

Modo de preparo:

  1. Lave os grãos de bico e os coloque em uma frigideira com o oléo de coco, o curry, sal & pimenta no fogo médio-alto.
  2. Deixe tudo cozinhar até que os grãos de bico fiquem meio torradinhos, com uma cor de marrom dourado. (uns 5 minutos)
  3. Sirva, immediatamente enquanto quentes.

*Se sobrar, você pode os guardar na geladeira por até 3 dias.

Salada de pepino com iogurte e curry 

Estas receitas de grão de bico ao coco e tempero curry, e salada de pepino ao iogurte natural são surpreendentemente fácies de fazer. Inspiradas nos aromas e temperos da Índia estas duas receitas são simples de preparar, e deliciosas para servir. Prepare estes pratos com os sons de musicas de Bollywood para uma divertida experiência culinária multi-cultural.

Receita vegetariana // Rendimento:  2 porções grandes, ou 4 porções pequenas // Pronto em 5 minutos

Ingredientes:
1 pepino, picado
2 colheres de sopa de iogurte natural
2 pintadas de tempero curry
sal & pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Junte o pepino, o iogurte, o curry e o sal & pimenta em uma tigela e misture bem.
  2. Sirva immediatamente, ou deixe na geladeira até servir.

Recursos:
http://indianfood.about.com/od/thebasics/a/regionfood.htm

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Comentários

  1. Responder

    Super legal! Não só a receita, mas principalmente seu blá, blá, blá! Amei.

  2. Responder

    Receita super saudavel para detox!!!!! Amei! :)

Deixe um comentário

Deixe um comentário: