Húmus tradicional

Esta semana sai com uma amiga que não havia visto há muito tempo. Ela estava me perguntando como que estou gostando da dieta ‘vegetariana’.. comecei a mencionar quanto mai energia eu tenho agora! Tentei comparar como me sentia antes (quando comia carne) com agora. Tenho certeza de que a impressionei quando contei quantas coisas conseguia comer em um só dia, sem perder a energia e o bom humor!

Uma outra pergunta que quase sempre segue é “mais qual são as suas fontes de proteína?”, então começo a falar sobre os grãos de bico. Vou admitir, muita gente não sabe o que são – normalmente explico que é a base da famosa receita do oriente médio, o húmus. E rapidinho entendem do que estou falando?

O húmus é repleto proteínas e fibras. Sem dúvida, vegetarianos que estão preocupados com a sua ingestão protéica– essa receita é para vocês!

limões e suco de limão para a receita caseira de húmus.

Quase todo mundo ama o húmus, mais pouca gente sabe como fazer ló em casa. É muito fácil e super divertido! E ainda tem uma grande flexibilidade de adicionar diferentes temperos cada vez, por isso não há motivo para ficar comendo húmus monótono.

Esta receita ensina como fazer o húmus tradicional, oferecendo aquele gosto familiar e uma textura cremosa com um sabor fresco em cada mordida.

Embora, você provavelmente já deve conhecer o delicioso sabor do húmus, tenho certeza que vai sentir a diferença no gosto entre um húmus caseiro contra aqueles empacotados e cheios de conservantes.

alho e dente de alho para a receita caseira de húmus

Normalmente preparo o húmus antes do almoço para ficar degustando, mais ele também cai muito bem como lanchinho da tarde.  As vezes como com pão sírio esquentado ao forno, mas o que eu gosto mesmo é de mergulhar uma cenourinha crocante.

Você pode armazenar o húmus na geladeira por até 2 dias …. se não comer tudo de uma vez, é claro ;)

Ingredientes para a receita húmus caseiro tradicional

Receita de húmus tradicional

Sem glúten, vegetariana / serve 6 como aperitivo

Ingredientes
3 3/4 xícaras de grão-de-bico escorrido
2 colheres de sopa  de azeite
2 colheres de sopa de suco de limão fresco
2 colheres de sopa tahine
1 dente de alho picado
1/2 colher de chá de sal
1/3  xícara de água

  1. Junte todos os ingredientes no liquidificador em velocidade baixa. Deixe misturar até que uma textura granulada, mais bem misturada seja alcançada.

Como preparar o grão de bico seco para fazer húmus

Ingredientes
3 3/4  xícaras de grão de bico secos
água
2 colheres de chá de sal
1 colheres de chá de bicarbonato

  1. Coloque o grão de bico secos em uma tigela grande ou panela e encha com água para que a água seja de pelo menos uma ou duas polegadas acima dos grãos. Deixe-os de molho durante a noite na geladeira.
  2. Escorra os grãos. Coloque-os em uma panela e encha com água nova, o sal e o bicarbonato.
  3. Leve a água e os grãos de bico para ferver. Uma vez que a água está fervendo, abaixe o fogo para que ele estiver fervendo levemente. Faça isso por uma hora. O grão deve amolecer para que possam ser facilmente esmagado com os dedos.
  4. Escorra o grão de bico e deixe esfriar até que atinja a temperatura ambiente.

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Comentários

  1. Responder

    as fotos ficaram lindas…

  2. Responder

    Gostei! Vou experimentar fazer!

  3. Responder

    Gostei! Vou experimentar fazer!
    As fotos são suas? São lindas!

    1. Responder

      Me avise se gostou! Mal posso esperar para cozinhar com você em julho. Eu sinto muita falta de você! E sim eu tirei todas as fotos – eu finalmente consegui uma nova câmera hehe, agora eu só preciso aprender a usar;) Te amo vovó!

  4. Responder

    Clarinha, finalmente fiz o hummus com sua receita. Ficou ótimo! Estive pensando: você deveria fazer um livro com suas receitas e suas histórias sobre elas. As receitas são muito práticas e as histórias deliciosas! Beijos mil

  5. Responder

    […] Opção vegana: Troque o recheio de ovos por um bom húmus. […]

  6. Responder

    […] opções veganas como bruschetta de tomate com manjericão do site manga com pimenta, e um húmus tradicional servido com um prato cheio de vegetais como tomates, cenoura, e […]

Deixe um comentário

Deixe um comentário: