Bolo de abóbora

Ai que delícia, chegou à época do Thanksgiving (Ação de Graças) aqui no Canadá. Que significa que chegou à época de agradecer a terra, e a mãe natureza por todas as nossas essências de vida que traz para nós.

Hoje em dia, a comida, frutas e vegetais, a água são tão facilmente  acessíveis que nem pensamos 2 vezes em agradecer por eles. Parece que existe um desconecto entre o a compra de comida de supermercados, e o pensamento que para nos comprarmos – alguém acordou para plantar, aguar, colher, os nossos alimentos. Para muitos, isso parece tão fácil que nem mal pensamos duas vezes sobre a perda de comida que jogamos no lixo. Não consigo lembrar a última vez que sentamos na mesa, a agradecemos por o que temos.

Por isso, adoro o Thanksgiving pois é uma temporada que pede para que nós damos um tempo para pensar sobre tudo que temos em nossas vidas, e agradecer por isso. Para agradecer a terra, e a natureza por nos dar vida, agradecer por ter acesso a comida, educação, um lar quentinho – e também é uma época para compartilhar e dar para aqueles que não tem.

Bolo de abóbora

A cultura do Thanksgiving volta aos anos dos peregrinos aqui na América do Norte, aonde celebravam a última grande ceia antes dos ventos frios do inverno que congelariam as plantações, a terra e a água até o próximo Abril.

Geralmente, falando de agricultura essa época do ano, é uma das últimas que podemos encontrar ingrediente frescos, plantados aqui no Canadá como as batatas, a cebola, o milho, a cenoura, a couve, e as abóboras. Após isso, os alimentos são conservados para satisfazer até a próxima estação de colheita. Hoje graças ao comércio internacional isso não existe mais. E temos acesso a comidas “frescas” praticamente o ano inteiro. Mas, colhidas aqui na região este estação é a celebração da ultima colheita.

Bolo de abóbora

Por isso, especialmente nesta época do ano adoro ir ao mercado de vegetais e frutas. Estão abertos até o fim de Outubro, e as cores e aromas dos alimentos frescos são uns que tento apreciar antes do longo inverno a nos esperar.

Culturalmente, o Thanksgiving é uma época aonde as famílias canadenses se juntam e preparam um delicioso jantar. E a qui em casa não é nada diferente. Todo ano vamos a uma cidade pequena chamada Arnprior e almoçamos em um pequeno restaurante familiar o tradicional jantar de Thanksgiving. Com cada ano que retornamos, a família fica cada vez maior. Dez anos atras, era apenas meu pai, minha mãe, minha irmã, e eu. Ontem, fomos 11. Adoro <3

Bolo de abóbora

E neste passado sábado, pela primeira vez, preparei um jantar de Thanksgiving para a nossa família. Não só era um trabalho em tão, preparar o total de 8 pretos diferentes como ainda mais difícil encontrar alternativas vegetarianas – afinal todos os pratos aqui se circulam em volta do Peru. Mas, felizmente posso falar que foi UM SUCESSO!

O menu foi:
– cenouras arco íris com azeite de oliva e ervas
– purê de batata doce
– “stuffing” de pão
– abobrinha com quinoa
– molho de cogumelos
– molho de cranberry
–  ervilhas ceboladas
– torta de abóbora
– bolo de maçã
– bolo de abóbora

E vou compartilhar todas essas receitas com vocês! Hoje começando com o bolo de abóbora!

Bolo de abóbora

Tenho certeza que vai adorar esta receita. Primeiro porque tem um aroma de abóbora e canela maravilhoso que atravessa a casa e traz todo mundo para a cozinha. E segundo porque ele é um bolo leve e saudável – sem o açúcar branco, e praticamente adoçado só com o mel. Ah, ele também é um bolo cheio de fibras, feito com parte farinha integral.

É um bolo saboroso e fofinho, com os deliciosos sabores de abóboras e outono. Este bolo é perfeito para um café da tarde ao lado de um cappuccino ou de um chá chai.

Bolo de abóbora

Bolo de abóbora

Este clássico bolo de abóbora exibe os deliciosos sabores de canela, gengibre, noz-moscada e cravo. Esta fácil receita é tradicional para o outono aqui no Canadá. Esta versão mais leve da receita é feita com a adição de  farinha de trigo integral, e, parcialmente adoçado com mel. Se prepare para deliciar em um bolo fofinho com os aconchegantes sabores de abóbora e canela.

Receita vegetariana – sem leite // Rede 10 pedaços grandes // Pronto em 1 hora e 10 minutos

Ingredientes:

3/4 xícara de farinha de trigo integral
2/3 xícara de farinha branca
1 colher de chá de bicabornato de sodium
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela
1/2 colher de chá de cravo, em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada, em pó
1/2 colher de chá gengibre, em pó
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de mel (mais ou menos 1/4 xícara)
1 xícara de abóbora cozida
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 ovos
1/3 xícara de azeite
3/4 xícara de nozes picadas
sementes de abóboras sem sal, para decorar (usei umas 3 colheres de sopa)

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 175 graus.
  2. Em uma tigela média, misture a farinha, a canela, o gengibre, o sal, o bicarbonato, o fermento em pó, cravo, e noz-moscada.
  3. Em uma tigela grande, misture o açúcar mascavo, os ovos, o mel, o azeite. Com uma espátula ou batedor acrescente abóbora, as nozes, e misture bem.
  4. Em poucos, adicione os ingredientes secos à mistura de abóbora, mexendo até que tudo esteja combinado.
  5. Unte a forma de pão com manteiga, despeje a passa na forma de pão e cubra com as sementes de abóboras.
  6. Leve ao forno por 45-55 minutos, ou até que um palito saia limpo.
  7. Deixe o pão esfriar na forma antes de remover.

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Comentários

  1. Responder

    Oi…Tudo bem?
    Gostei muitooo do blog!!!
    Gostaria que conhecesse o meu http://rodrigues-renata.blogspot.com.br/ da uma passadinha por lá…
    Vou adorar a sua visita!!!

    Agradeço desde já a atenção!!
    Beijos

    1. Responder

      Oi Renata, tudo bem e com você?? Fico muito muito feliz em saber que esta gostando do blog! Fico muito feliz com sua visita aqui.
      Vou dar uma olhada no seu blog também. Adoro conhecer blogs novos!
      Beijos,
      Ana

    1. Responder

      Oi Paula! Se tiver a oportunidade de fazer o bolo, acho que vai adorar. Ele fica super fotinho e docinho – perfeito para um café da tarde!
      Vou dar uma olhada no seu blog. Obrigada por deixar o link. Adoro conhecer blogs novos!

      Beijos,
      Ana

Deixe um comentário

Deixe um comentário: