Mingau de aveia {adoçado com mel}

Com dias cheios de correria, sou louca em pedir um café-da-manhã fresquinho, quentinho, que enriquece a casa com aromas de maçã e canela?

Vocês já devem conhecer a mentalidade de que os acontecimentos do seu dia estão diretamente relacionado com como começa a sua manhã. E que os atos que faz e os pensamentos que tem na hora de acordar, definem o seu dia, humor & energia. Portanto, se desejar um dia maravilhoso e agradável tem que começa-lo com calma, agradável, e bons pensamentos.

E o aroma de maça com canela, e tudo de bom né? Ele é aconchegante, relaxante, e também têm a capacidade de reduzir a ansiedade.  Ah, e a canela também promete diminuir a fatiga.

como fazer mingau, receita de mingau de aveia, como fazer aveia para o cafe da manha, receitas de cafe da manha saudável, receitas vegetarianas, receita vegana

A tranquilidade e aconchego são energias em que estão de falta em minha vida. As manhãs começam cheias de tarefas, tomar banho, escovar os dentes, se arrumar, fazer café-da-manhã, imprimir os papeis para o trabalho, checando o horário de ônibus, ah, são de mais, e eu começo o dia sempre só seguindo o relógio, correndo para sair da porta de casa.  O dia sempre começa com muita ansiedade. Antes mesmo de sair da porta, completei uma variedade de atividades, mas  mal lembro de nada, mal consigo lembrar o aroma do meu cafe, ou os sabores do meu café-da-manhã. E meio triste pensar que na correria do dia-a-dia, a vida passa, e apesar de fazermos tudo, não estávamos presentes, vivendo cada momento. Você já se sentiu assim?

Ao preparar esta tigela de mingau de aveia, eu incentivo que tire um momento para saborear-la! Seus sabores são calmantes, distintos, e relaxantes – vale a pena tirar um momento para os apreciar. Mas nem preciso falar muito, pois tenho que certeza que quando o aroma circular sua casa não pensara duas vezes antes de sentar na mesa para o degustar cada mordida e sabor.

mingau de aveia, receitas saudáveis, receitas vegetarianas para o cafe da manha, receitas simples

Vocês devem me achar meia louca, de prometer tanto assim do mingau de aveia. Afinal de contas, o mingau existe a décadas, e já conhece muito bem ele. Mas vamos falar a verdade, a aveia perdeu seu lugar na mesa do café-da-manhã, foi substituída por novos cereais mais práticos e saborosos. E esta mais do que na hora de colocar a aveia de volta na mesa, mais saborosa e pronta para voltar para a rotina do café da manha, e ficar lá. Sim, é possível! Antes também pensava que o gosto da aveia tinha pouco de delicioso e especial, mas era porque não sabia a preparar direito. E quando sabe a preparar, com uma variedade de frutas, sementes, e nozes, todos cheios de sabor – seu mundo vai mudar. Vai acordar todos os dias, desejando aveia para começar seu dia.

E se esta procurando uma vida mais saudável, e com mais energia uma taça de aveia pode ser a maneira perfeita para começar o seu dia. Rica em fibras, sem glúten e absolutamente deliciosa!  A aveia ajuda a perder peso, e melhorar o sistema imunitário. E quem não quer começar o dia com todos esses benefícios?

receita para o cafe da manha, receita de aveia, mingau de aveia, receitas vegetarianas, cafe da manha simples

Mingau de aveia com frutas, nozes, e sementes para o café da manhã

O mingau de aveia é uma maneira perfeita de começar um dia saudável! Você vai adorar esta deliciosa e divertida que da uma revirada na tradicional tigela de aveia.  A adição de frutas frescas e secas trazem novo sabores a sua tigela de aveia, as sementes e nozes lhe dão um sabor aconchegante, o mel ajuda a adoçar este delicioso café da manha! Começando o dia com aveia, garante o começo de um dia delicioso para apreciar!

Vegetariana, vegana // Rendimento: 2 tigelas // Pronto em 15 minutos

Ingredientes:
2 xícaras de agua
1 xícara de aveia
pintada de sal
pintada de canela
1/2 maça pequena, picada
2 tâmaras grandes, picadas
2 colheres de sopa de uva passas (ou cranberries)
1 colher de sopa de nozes, picadas (eu usei amêndoas)
1 colher de sopa de sementes (eu usei semente de abóboras, pode usar de girassóis também!)
Mel, para completar acima de tudo

Modo de preparo:

  1. Em uma pequena panela no fogo medio-alto junte a agua, o sal, e a canela.  Leve a ferver, e adicione a aveia. Leve a ferver novamente, abaixe o fogo para médio-baixo até que toda a água tenha evaporado e a consistência desejada seja atingida. Mexa ocasionalmente.
  2. Divida a aveia em duas tigelas, e complete com a maçã, as tâmaras, as uva passas ou cranberries, as nozes, e as sementes. Adicione o mel acima de tudo para adoçar.

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Comentários

  1. Responder

    Super fácil e parece muito gostoso! Vou experimentar.beijocas

    1. Responder

      Experimenta sim! Com as frutas frescas do sitio tenho certeza que vai ficar ainda mais gostoso :D
      Beijossss, miss you vovó!!

    2. Responder

      Ah!! O mel que usei foi o do vô !! Manda um beijo para ele também!!

  2. Responder

    Experimenta sim! Com as frutas frescas do sitio tenho certeza que vai ficar ainda mais gostoso :D
    Beijossss, miss you vovó!

  3. Responder

    Ah!! O mel que usei foi o do vô !! Manda um beijo para ele também!!

  4. Responder

    Aprendi aqui no Nepal a colocar pedacos de coco fresco e cardamomo no mingau, delicioso!!!!!

    1. Responder

      Nossa que delicia!! Essa vou ter que experimentar.
      Se poder, traz bastante receitas legais que esta comendo ai…. adoraria tentar fazer com voce quando voltar!!!

  5. Responder

    Nossa muito bom!!! Ao invés de mel coloquei um pouco de açúcar mascavo orgânico e tb uns pedaços de massa de cacau. Ficou mara e deu uma mega energia pré – treino :D gratidão por compartilhar!!!

    1. Responder

      Yay!! Fico super feliz que fez e gostou Dani!!! Que legal saber que esta seguindo o blog. Muito muito obrigada.

      Mil beijos !! xoxo <3 <3

  6. Responder

    […] uma receita de mingau por aqui… Não é por falta de fazer não viu pessoal, porque a receita do mingau com frutas, nozes e sementes ainda faz parte do meu menu (quase) semanal e também estou sempre experimentando na cozinha criando […]

  7. Responder

    […] Norte Americana…. Mesmo levando um tempinho amais de preparar (comparando com granola ou mingau) essa receita de panqueca doce com aveia e frutas frescas vale apenas os extras 10 minutinhos na […]

Deixe um comentário

Deixe um comentário: