Aspargos com ovo escalfado (pochê)

Uma receita fácil e pratica para apreciar o gostinho fresco do aspargo, junto com o ovo escalfado (pochê). Uma receita maravilhosa para um almoço ou um jantar leve, saudável, e rápido.

Receita de aspargo para o almoco vegetariano, prato vegetariano

Hoje o dia começou super corrido. Pela primeira vez participei de um uma feira de doces. Trouxe um bolo de cranberries & laranja com chocolate branco, uns biscoitos de gengibre com maple e também pães de queijos do Brasil! Os Canadenses adoraram!!!

O bolo de cranberry foi o primeiro a vender — já estou até planejando a fazer pedidos para o natal. Como o bolo é preparado com as frutinhas vermelhas e o chocolate branco, ele semelha o clima natalino norte americano. Vermelho e branco – como o papai noel, e a neve. As fotos, se quiser ver estão no facebook! Para quem segue o blog… quando chegarmos mais perto do natal compartilho a receita com vocês também!

Todo dia corrido, tenho um problema sério de esquecer de comer almoço. Parece que na correria agente arruma tempo para fazer de tudo, menos tirar um tempinho para deliciar um prato salgado gostoso, para isso, tempo não sobra. Na feira de doces, tempo para degustar os cupcakes, bolos, e biscoitos dos outros com certeza teve! Minha mãe me ajudou hoje na mesa, e nós se divertimos muito!! Vamos começar a participar de todas a feiras que encontrarmos juntas agora. Conhecemos outras foodies aqui de Ottawa …. uma até prometeu passar em casa para compartilhar uma receita de biscoito de aveia com recheio de tâmaras .. outra receita que mal posso esperar para compartilhar com vocês!

Ingredientes para almoco vegetariano, aspargo, ovos, brotos,alfalfa

Mas apesar de ficar falando tanto de compartilhar, acabei chegando em casa e almoçando sozinha. Não gosto muito de comer sozinha, mais quando acontece fico sempre na seguinte situação: Já que estou comendo só, mereço comer algo maravilhoso. Mas, já que também só estou eu aqui – quero preparar um prato fácil e pratico para eu comer no sofá, brincando no computador. E a seguinte receita, é quase sempre a minha de escolha. Especialmente nesta época do ano.

É uma receita de almoço para uno – facíl de preparar, e demais de delicioso.  É também fácil de duplicar, triplicar, ou multiplicar por quantos se quer para compartilhar!  Pode comer como um prato de almoço, ou jantar – qual seja – é um prato que tenho certeza que vai adorar. Preparado com os ingredientes mais frescos, este prato de salada com aspargos e ovo escalfado (pochê) é um que satisfaz o paladar!

A época da colheita do aspargo no Brasil vai até o fim de novembro, e como já estamos chegando no fim do mês, vamos aproveitar para deliciar os aspargos frescos enquanto ainda estão por ai. Obviamente, hoje consegue comparar aspargos em supermercados grandes o ano inteiro, mas, não ha nada como os sabores dos vegetais fresquinhos né? Especialmente o sabor crocante do aspargo – to te falando, que os mais gostosos são os encontrados na feira… então se tiver a chance, não perca!

Receita para o almoco de verao, aspargo com ovo escalfado e salada com suco de limao

Uma das maneiras mais simples para preparar o aspargo fresco, é o colocando na frigideira com um pouquinho de azeite – até atingir um tom verde, vibrante – e depois completar com um pouco de suco de limão fresco, queijo de cabra e um ovo escalfado por cima.  Esta salada de aspargos é leve, e ao mesmo tempo satisfatória – que a faz uma das minhas opções preferidas para um almoço corrido para um, ou um jantar rápido e pratico.

Servi os aspargos com ovo ao lado do de uma salada com alface, rúcula e broto de alfafa. Completei com suco de limão fresco, óleo de oliva, alho, sal e pimenta.

Receita de aspargo para o almoco, receita vegetariana com ovo e aspargo

Receita: Aspargos com ovo escalfado (pochê)

Receita vegetariana // Rendimento: 1 porção // Pronto em 10 minutos

Ingredientes

  • 8 lanças de aspargos
  • Azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 ovo
  • Queijo de cabra
  • Suco de 1/2 limão
  • Rúcula
  • Alface
  • Broto de alfafa
  • Alho bem picado
  • Sal & pimenta, a gosto

Modo de preparo:

  1. Corte uns 2 centimetros do fim de cada lança dos aspargos.
  2. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, adicione o azeite, e os aspargos com o sal & pimenta a gosto. Cozinhe por cerca de 5-6 minutos, ou até o aspargos atingir uma cor verde-vibrante.
  3. Leve uma pequena panela com água a ferver, adicione o vinagre branco e tempero com sal. Quebre o ovo da casca, e o coloque na agua levemente, abaixe para o fogo baixo e cozinhe o ovo por cerca de 4 minutos, ou até atingir a consistência desejada.
  4. Coloque o aspargos acima do prato, e coloque o ovo escalfado por cima. Adicione um pouco de queijo de cabra. Complete com um pouco de suco de limão, e mais sal & pimenta, a gosto.
  5. Sirva ao lado de uma salada. Para a minha salada, juntei alfaçe, rúcula, e broto de alfafa. Cobri com azeite de oliva, alho picado, suco de limão fresco, sal & pimenta.

+Ana Tavares

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: