Muhallaabieh (pudim de leite Árabe)

Olaaa pessoal! Acabei de voltar de uma viagem maravilhosa. Passei 10 dias na famosa cidade de Dubai.

Vou tentar o máximo possível, com as poucas palavras deste blog post descrever as maravilhas que a cidade oferece. Se você procurar “Dubai” no Google, vai encontrar um monte de fotos de prédios deslumbrantes, carros ferozes, e uma água de mar cristalina e azul. Em ver as fotos, parece até ser magia não? Realmente, a cidade é um verdadeiro oásis no meio do deserto.

Cada dia que passei lá, parecia que estava vivendo dentro de um sonho.  A cidade é exatamente aquilo que tanto escutamos dela – que é muito linda, muito rica. Olha, não posso negar nada não, porque é tudo isto mesmo. A infraestrutura dos prédios, das ruas, e o planejamento no meio do deserto merecem aplausos. Nenhum detalhe foi esquecido. Em cada cantinho que você olha, tem uma vaso de flor, um detalhe nas pedras, ou uma rua brilhando de limpa. Acredita que até os pontos de ônibus tem ar condicionado?? E que ainda os pontos de ônibus nas áreas turísticas são feitos de pedras de mármore, combinando com as calçadas … que sim, também em alguns locais são feitas de mármore.

E a água do mar… nem sei por onde começar. Verde, verde, verde, verde cristal. Você consegue ver cada detalhe na área, cada estrala do mar, cada conchinha. Mas, o que realmente me surpreendeu foi a calma da água. Parecia que estava nadando numa enorme piscina natural.

Muhallabieh - Sobremesa Arabe. Pudim de leite arabe. Receitas com agua de rosas. Sobremesas do oriente medio. Sobremesa saudavel. Sobremesa com pistachio.

E sobre a comida …… bem, isso é um assunto que ainda não é tão mencionado nos blogs da internet. Pra começar, acho que não existe restaurante ruim lá…. Pelomenos não encontrei nenhum. Da mesma maneira que a infraestrutura e realmente caprichada na cidade, a comida lá é igual …. ou ainda mais!

O decor dos restaurantes a cafés são tanto impressionantes quanto a cidade. Cada um com seu estilo único. Alguns com uma decoração minimalista, outros cheios de cores e detalhes. Dubai, é o centro financeiro dos Emirados Árabes, por tanto como a sua economia aberta .. as opções de comida são tão abertas quanto o mundo. O que se encontra muito pela cidade, são os cafés franceses. Já que não se pode beber álcool em publico, o café acaba sendo o entretenimento da noite. E como são bem preparados!!! Cada cappucino, é preparado em completa perfeição. E cada docinho,  deslumbrante.

Muhallabieh - Sobremesa Arabe. Pudim de leite arabe. Receitas com agua de rosas. Sobremesas do oriente medio. Sobremesa saudavel. Sobremesa com pistachio.

Foi em um destes cafés, umas 2 horas da manha que descobri o Muhallabieh.

Muhallabieh é uma sobremesa clássica do Oriente Médio. É um pudim a base de leite, feito com água de rosas e completado com pistachios e chantilly. É uma sobremesa fresquinha, perfeita para um dia quente das arábias. A combinação das rosas, com o creme geladinho faz dela uma delicia de aparecia ao ar livre.  É uma combinação de sabores de flores, com a cremosidade de creme e as nozes.

De todas as sobremesas que experimentei, esta foi a minha favorita. Ao chegar de volta no Canada fiquei correndo atrás para preparar uma igual as quais experimentei em Dubai.

Vocês nem imaginam a minha felicidade quando descobri que é facílima de fazer … quase igual a preparar brigadeiro. Para preparar o Muhallabieh você só precisa de uns 5 ingredientes, uns 20 minutos no fogo, e mais algumas horas para esfriar na geladeira.

E como fica lindo! É uma sobremesa elegante, e perfeita para apresentar a uma boa amiga, as vós, mães, e até a sogra. Afinal, nos mulheres amamos as rosas, né.

Muhallabieh - Sobremesa Arabe. Pudim de leite arabe. Receitas com agua de rosas. Sobremesas do oriente medio. Sobremesa saudavel. Sobremesa com pistachio.

Receita: Muhallabieh (Pudim de leite árabe)

Muhallabieh – uma sobremesa clássica do oriente médio. Preparado a base de leite, com um aroma de rosas e uma cremosidade de pistachios. É uma receita elegante de servir, e simples de preparar. 

Receita Vegetariana //  Serve 2 ou 4, dependendo da porção //Pronto em 4 horas (25 ativo, 3.5 na geladeira) 

Ingredientes 

  • 2 copos de leite
  • 3 colheres de sopa de farinha de arroz
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de sopa de agua de rosas
  • Chantilly e pistachios para decorar

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena misture devagarzinho 1 copo de leite com a farinha de arroz. Cuidado para não deixar aglutinar.
  2. Adicione o segundo copo de leite com o açúcar, e uma pitada de sal.
  3. Leve ao fogo médio, e fique mexendo com uma colher de pau até ferver. Continue mexendo até atingir uma consistência mais grossa .. onde o leite começa a grudar na colher.
  4. Remova do fogo, adicione a agua de rosas e mexa bem.
  5. Leve a mistura as suas tigelinhas (eu usei 2 copos de vinho), e deixe na geladeira até esfriar. Vai demorar mais ou menos 3 horas até ficar geladinho.
  6. Decore com chantilly e pistachio.

Comentários

Comentários

Comentários

  1. Responder

    Já estou com água na boca! Parece delicioso. As fotos, também, foram muito bem feitas: destacam a beleza do prato.

  2. Responder

    E se trocar o açúcar por mel? Dá certo?

  3. Responder

    Postei a receita 'tradicional arabe' mas da para fazer a versão com mel! :) Ao invés de usar 3 colheres de sopa de açúcar, use apenas 2 colheres de mel. Também fica uma delicia!!

  4. Responder

    Muito obrigada tio!! Espero que goste :D O Muhallabieh é uma delicia!! Me apaixonei pela sobremesa em Dubai.

    Acredita que comprei esses pratinhos (feitos de pedra natural) por apenas $5 cada! Alguém tinha quebrado os outros 2 do conjunto, então a dona da loja aqui em Ottawa me deu um desconto nos que sobraram. Achei que tinha tudo aver com o tema árabe! haha beijos!

  5. Responder

    Passando para dar aquela força!

    1. Responder

      Muito obrigada :D :D Aprecio todo o supporte!

Deixe um comentário

Deixe um comentário: