Mini cupcakes de bolo de cenoura com chocolate

Hoje, com essa receita – oficialmente o blog marca setenta receitas. Setenta diferente posts, setenta conversas e histórias aqui com vocês.  Acho que já conheço vocês bem o bastante para compartilhar alguns segredinhos da nossa família… Que é esse bolo de cenoura da minha vó Inez. A mãe da minha mãe, e a maior confeiteira & boleira da família.

Alguns meses atrás, meus avós fizeram uma visita para a gente aqui no Canadá para conhecerem seu primeiro bisneto – meu filhote Ethan. Não é sempre que eles vêm visitar, e na verdade essa foi a primeira vez em que recebi meus avós na minha própria casa, e tive minha vovó cozinhando na minha cozinha. Para mim foi uma honra, e fiquei ainda mais honrada em ela falar que amou cozinha no meu cantinho pois achou tudo muito bem organizado.

Cenouras coloridas

 

Claro, antes de ela vir visitar… Tive que pedir, vovó POR FAVOR não esqueça de trazer seu livro de receita do Brasil. Quero aprender todas as suas receitas, todos os seus bolos, suas tortas e meus favoritos doces. E com todo o prazer, foi exatamente isso que ela fez. Chegou no meu AP, com 2 caixas cheias de ingredientes como farinha, cenouras, chocolate em pó, ovos, e fermento e outra com vários tamanhos de formas e panelas. E então, passamos o dia inteiro fazendo bolo, teve bolo de coco, bolo de laranja, bolo de limão, bolo de banana caramelizada. E também teve o meu predileto… bolo de cenoura com cobertura de chocolate crocante.

E nesse dia, em menos de 6 horas, depois vários pacotes de farinha, açúcar, ovos, e várias brincadeirinhas do meu avô perguntado “quem tá fazendo aniversário pra fazer tanto bolo?” … Aprendi a fazer TODOS os meus bolos favoritos.

Tigela com farinha

Para melhorar, a minha avó ainda meu deu ideias de como transformar os bolos todos em bolos sem-lactose… Dando dicas de quando posso trocar o leite de vaca por leite de soja/amêndoas/coco.

Já fazem alguns meses desde que meus avós voltaram ao Brasil, mas a receitas que a vovó ensinou já foi refeita VÁRIAS vezes aqui em casa. Essa aqui é a receita da minha avó “quase” tradicional. Apenas troquei o leite de vaca e a manteiga por leite de soja + margarina. E já que gosto de comer mais do que um pedaço fiz em versão mini cupcakes para poder levar para compartilhar com os meus colegas de trabalho + também para uma festinha de despedida de um grupo de estudantes Brasileiros aqui em Ottawa. Todas as vezes foi um show, todo mundo amou … especialmente com um aquela cobertura crocante de chocolate. Também gosto de fazer em formato de mini cupcakes para enganar que os pedacinhos são pequenos… Mas, receita de vovó não dá para comer apenas um pedaço ?

Receita mini cupcakes de bolo de cenoura

Para resumir essa receita de mini cupcakes de bolo de cenoura é:
-Uma favorita da nossa família (a receita da minha vovó)
-Uma que rende bastante mini cupcakes .. pode fazer para compartilhar
-Sem-lactose

Sei que a pergunta vai aparecer, mais cedo ou mais tarde …. e sim planejo sim veganizar essa receita. Alguns meses atras participei de uma aula de confeitaria vegana, e ja fiz alguns testes com essa receita de bolo de cenoura da minha vovó. Quando acertar uma versão, vai aparecer por aqui também ;)

Receita mini cupcakes de bolo de cenoura

 

Mini cupcakes de bolo de cenoura com chocolate
 
Preparo
Cozimento
Pronto em
 
Escrito por:
Tipo de prato: Sobremesas
Culinária: Sem-lactose
Serve: 36
Ingredientes
  • 2 xícaras de farinha
  • 1 colher de sopa de pó royal, bem cheia
  • 1 xícara de oleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 cenouras grandes
    Para a cobertura:
    2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de chá de margarina
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • Um pouco de leite de amêndoas ou leite de soja para dissolver
Modo de preparo
  1. Pre-aqueca o forno a 175 graus, forre as forminhas de mini cupcakes.
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento.
  3. Leve o oleo, os ovos, o açúcar, e as cenouras ao liquidificador e bate bem.
  4. Misture a mistura de liquidificador com a farinha delicadamente até a massa ficar bem homogénea.
  5. Coloque na forminhas e leve ao forno por aproximadamente 12-14 minutos, ou até que um palito inserido saia seco.
    Para a cobertura:
    Espere os cupcakes esfriarem.Junte o açúcar, a margarina, o cacau em po, e o leite de amêndoas em uma panela pequena.
  6. Misture bem, e leve ao fogo quente até comece a ferver.
  7. Quando começar a borbulhar, tire do fogo e bata com um batedor até quase esfriar.
  8. Despeje mais ou menos uma colher de chá por mini cupcake.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: