Dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor

Esse dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor é perfeito para um almoço delicioso de final de semana. Simples de fazer, e repleto de sabor. Tenho certeza que vai adorar!

Aiii gente, se tem algo que amo do fundo do meu coração são as especiarias nas comidas do sul da índia e Sri Lanka. Você já experimentou fazer um prato influenciado pela culinária deles em casa? Se ainda não por favor, por mim encontre um jeito de fazer esse dahl! Se tem uma cultura que distintamente sabe utilizar temperos e especiarias é essa. Sou tão apaixonada que uma das minhas mil revoluções para esse novo ano é aprender a combinar especiarias para criar meus próprios temperos sírios, currys, e outros.

Dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor, receita, pequena vegetariana, ana Tavares, comidinhas do bem, o que e masala, masala, dahl, comida indiana, receitas índianas veganas

Ainda não cheguei a começar a misturar meus próprios temperos, MAS para começar esse aprendizado comecei a preparar mais pratos Indianos e Sri Lankos aqui em casa do que o normal. Alem de serem absolutamente repletos de sabor, a culinária deles é ótima para nos veggies já que muita das receitas são naturalmente vegetarianas com grande flexibilidade de as fazer veganas. Alguns anos atras mencionei um pouco sobre isso nesse post suuuuper antigo aqui (pfv, se for para o post não julgue as fotos :O).

Graças ao universo, uma das minhas melhores amigas nasceu na Sri Lanka .. e toda vez que ela vai para casa visitar os pais, traz para mim temperos feitos em casa pela mãe dela então claro tive que aproveitar o tempero masala caseiro nessa receita. Já esta sentido todo o amor que vai por trás desse prato né?

Dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor, receita, pequena vegetariana, ana Tavares, comidinhas do bem, o que e masala, masala, dahl, comida indiana, receitas índianas veganas

Também como muita gente, sou um pouco sensível a comida muito apimentada .. Então pode ter certeza que apesar de ser um prato influenciado pelos sabores Sri Lankos dei uma BOAAA abaixada no nível de pimenta para até o nosso neném de 2 aninhos conseguir deliciar.

Esse dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor é repleto de proteínas e ferro graças a maravilhosas lentilhas, ainda tem um toque verde dado a couve, e aquele saborzinho tímido e suave da couve-flor. Agora o sabor de verdade bem é do tempero masala e do curcuma.  Imagino que se esta seguindo o blog a um tempinho já deve ter se acostumado com o curcuma parecendo nas receitas .. já o masala, o que é exatamente? Bem, o masala é uma mistura de temperos da culinária indiana e Sri Lanka.  Os ingredientes geralmente no massala incluem: gengibre, cominho, pimenta do reino, canela, cravo da índia, e noz moscada.. mas claro também existem outras variedades.

Aqui em casa nos adooooramos servir com um pouco de tomate, verdes, e iogurte de leite de coco. Se conseguir encontrar o iogurte de coco por ai onde mora, recomendo!

Dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor, receita, pequena vegetariana, ana Tavares, comidinhas do bem, o que e masala, masala, dahl, comida indiana, receitas índianas veganas

Para resumir tudo que esse dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor tem de bom:

Simples de fazer
Só precisa-se de uma grande panela
Repleto de ferro, proteínas, e nutrientes
Vegano
Extremamente completo de sabor

Espero que goste do dahl! Se fizer não esqueça de compartilhar no Facebook e Instagram com o #PequenaVegetariana. Adoro ver suas criações culinárias!

PortuguêsEnglish

Dahl de lentilhas vermelhas com couve-flor

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo de coco
1 cebola vermelha, picada
3 dentes de alho, picados
1 pedaço de gengibre mais ou menos do tamanho do seu polegar, picado
2 colheres de chá de curcuma em pó
3 a 4 colheres de chá de masala
1 xícara de lentilhas vermelhas
1 xícara de tomate, picado
4 xícaras de água ou caldo de vegetais
4 xicaras de couve-flor, picada
2 cenouras picadas
3 xícaras de couve fresca, picada
Iogurte de coco, para servir
Coentro fresco para servir
Tomates picados, para servir

Modo de preparo:

1. Em uma panela larga, aqueça o óleo de coco a fogo médio-alto. Adicione primeiro as cebolas, depois o alho e o gengibre até o sautée até dourar. Mantenha mexendo para evitar que a arder. Pode levar cerca de 4 a 5 minutos.
2. Adicione o pó de açafrão e a masala, e deixe cozinhar até florescer (a aquele momento onde o aroma começa aparecer).
3. Adicione as lentilhas, os tomates e o caldo de vegetais – aumente o fogo e leve-o a uma fervura. Em seguida, baixe a temperatura e cubra por cerca de 10 minutos,
4. Adicione a couve-flor, as cenouras continuam a ferver durante cerca de 15 a 20 minutos a mais.
5. Adicione a couve fresca e mexa até murchar.
6. Sirva quente com uma dose de iogurte de coco e coentro fresco e tomates.

Red Lentil Dahl with Cauliflower

What you need:

2 TBS coconut oil
1 red onion, chopped
3 cloves garlic, minced
1 thumb sized piece of ginger, minced
2 TSP tumeric powder
3 to 4 TSP masala
1 cup dried red lentils
1 cup chopped tomatoes
4 cups vegetable broth
4 cups of cauliflower, chopped
2 carrots, chopped
3 cups fresh kale, chopped
a few dollops of coconut yogurt, to serve
fresh cilantro, to serve
chopped tomatoes, to serve

How to make it:

1. In a large pan, heat the coconut oil over medium-high heat. Add first the onions, then the garlic and ginger to sautée until golden. Keep stirring to keep it from burning. It may take about 4 to 5 minutes.
2. Add in the turmeric powder and the masala, and let cook until it blooms (aka: the aroma amazingness starts to take over).
3. Add the lentils, the tomatoes, and the vegetable broth – turn up the heat and bring it into a boil. Then turn down the temperature into a low simmer, and cover for about 10 minutes,
4. Add in the cauliflower, the carrots continue to simmer for about 15 to 20 more minutes.
5. Add in the fresh kale, and stir until wilted.
6. Serve warm with a dollop of coconut yogurt, and fresh cilantro and tomatoes.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário: