Panqueca doce com frutas e aveia
A manhã é uma maravilha com essas panquecas douradas, macias e saudáveis. Feitas com aveia, açúcar de coco, e servida com pedaços de frutas frescas.
As panquecas doces é o prato de café-da-manhã mais esperado aqui em casa. Já virou tradição, pelo menos numa manha ou de sábado, ou de domingo … meu marido me ajuda a picar as frutas frescas enquanto eu preparo panqueca doce para a família toda.
O que mais adoro nesse prato, é que o aroma se espalha pela casa toda, do quarto a sala, o aroma de baunilha se levando pelo ar. Afinal, quem não gosta do aroma de baunilha… e não sei se existe maneira melhor de começar o final de semana do que com um prato tão fofinho, leve, e saboroso.
Você sabia que as receitas originais da panqueca voltam a 500 anos antes de cristo? A primeira recordação da receita desse pratinho aqui vem da Grécia…. Mas claro, rapidamente com seu aroma maravilhoso, textura focinha, e sabor doce … a panqueca roubou o coração de todos. Rapidinho a receita da panqueca doce se espalhou pelo mundo inteiro, cada país adicionando um pouco da sua própria cultura ao prato.
Os Gregos a chamavam de tiganes, os Russos de blinis, os Franceses trouxeram os crêpes, e os ingleses de pancakes, e no Brasil nos as conhecemos como as panquecas doces. A palavra pancake em inglês, vem de pan + cakes … traduzindo, mais ou menos, para bolinhos de panela. Com esse sabor docinho, massa levinha, e o aroma de baunilha, acho que a escolha de palavras até que se descrevem muito bem! Com tudo isso, é difícil não se apaixonar.
As panquecas doces são um prato típico do café-da-manhã Norte Americana…. Mesmo levando um tempinho amais de preparar (comparando com granola ou mingau) essa receita de panqueca doce com aveia e frutas frescas vale apenas os extras 10 minutinhos na cozinha.
Essa receita de panqueca doce com aveia e frutas frescas é:
Perfeita para um café-da-manhã de final de semana
Feita com ingredientes naturais e simples
Fácil de preparar
Docinha & focinha
Receita de panqueca doce com frutas frescas e aveia
- 3/4 xícara de farinha
- 1/4 xícara de aveia
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de açúcar de coco
- 1 ovo, grande
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 1 xícara de leite
- Óleo ou manteiga, para a frigideira
- Morango fresco, para servir
- Xarope de bordo (maple) ou mel para servir
- unte a farinha, a aveia, o fermento, e o açúcar no copo de um liquidificador. Deixe bater em velocidade media-baixa por mais ou menos 10 segundos, ou até atingir uma mistura homogênea.
- Em uma tigela grande, misture o ovo e o extrato de baunilha.
- Adicione a mistura da farinha, aos poucos a tigela como ovo e a baunilha, revezando com a xícara de leite. Misture levemente, tomando cuidado para não mexer demais.
- Aqueça uma frigideira grande sob fogo médio, com um pouco de óleo ou manteiga. Isso vai garantir que na hora de cozinhar as panquecas não grudem.
- Adicione a massa da panqueca doce, de pouco a pouco na frigideira. Utilizando mais ou menos 3 colheres de sopa por panqueca.
- Deixe cozinhar, até que a panqueca comece a borbulhar (uns 2 minutos). Vire a panqueca, e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos.
- Sirva quente com xarope de bordo ou mel, açúcar de coco, e pedaços de morango.
Estou re-compartilhando esse poste antigo com vocês, com algumas adições na receita – compartilhei com vocês essa receita pela primeira vez em 2014.. e desde lá fiz algumas mudanças e essa receita.
Hoje a tradição da nossa família mudou um pouco, agora também fazemos panquecas doces totalmente a base de plantas e veganas. Se vocês tiverem interesse, posso compartilhar a receita vegana com vocês por aqui também :) É só pedirem nos comentários.
Espero que gostem! Se fizer, compartilhe no Instagram & no Facebook. Adoraria conectar com você, e ver suas criações culinárias.
Recursos: “Who put the devil in Deviled Eggs?” de Ann Tresitman.
Este é um livro muito legal que fala as historias de quem inventou as comidas mais famosas Norte Americanas. Foi dele que descobri de onde veio as panquecas :)
Comments
Post a Comment